Foto: Serra d' Opa

Esta gazetilha regional é uma
homenagem modesta à
«Gazeta do Sabugal» (1926/28),
criada pelo casteleirense e ocelense
Dr. Joaquim Mendes Guerra.

As Beiras vistas do alto da Serra d' Opa!


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

16





Serra d’ Opa



Gazetilha Regional  Nº 16  Semanário 

Edição de 24 de Nov. a 1 de Dez. 2013


Encontre outras notícias da sua terra!!


Índices: Como aceder

1 -   Para aceder às edições anteriores da gazetilha, clique aqui. 

2 -  Para aceder ao índice geral de terras e temas já referidos, clique aqui. 
3
3 -  Para aceder ao índice geral de localidades que já foram notícia, clique aqui. 



Para aceder ao blog de arquivo de temas regionais, «Serra d' Opa 2», clique aqui.
_____________________________________________________________________

Alfaiates



Pessoa com antecedentes na Vila
Começamos esta edição por algo que surpreendeu bastante as pessoas com quem já se falou sobre o assunto. O facto é que uma Comunidade judaica de Lisboa vem assegurar que alguns antepassados do poeta com P maiúsculo Fernando Pessoa são de Alfaiates: «O maior poeta português do século XX, Fernando Pessoa, era descendente de Custódio da Cunha, trineto do alcaide-mor do castelo de Alfaiates, Pêro da Cunha e de sua mulher Brites do Mercado, de família judia convertida, natural da vila de Alfaiates, no actual concelho do Sabugal». Li aqui.




Casteleiro



Magusto no Lar
Este domingo, houve festa para residentes do Lar de São Salvador e familiares.
Apesar do convite simpático, não pude estar presente fisicamente.
Mas as pessoas que convidaram sabem que sim, que em espírito estou lá quase sempre!
Não mudem. Não desistam.
Na Festa do Magusto, a colaboração musical e de animação da Tuna Feminina do IP Guarda foi muito apreciada.  
Segue um bloco de fotos do acontecimento, da autoria de Anabela Alexandre e Joaquim Gouveia, a quem agradeço, eu, «Serra d' Opa»:

Foto: Festa de Outono: Magusto  com a Egitúnica Ipg

Foto: Festa de Outono: Magusto com a  Egitúnica Ipg

A mostrar IMG_0149.JPG












A mostrar IMG_0150.JPG












Concelho do Sabugal
Tanto clube de caça!


Não sabia que havia no Concelho tantos CLUBES E ASSOCIAÇÕES DE CAÇADORES. Dei com essa informação por acaso. E registei que também há um na Moita-Jardim e outro no Casteleiro (que, evidentemente já conhecia). 
Pode aceder a mais informação aqui.


Covilhã

Ensino Superior
«Após o primeiro Congresso do Ensino Superior no Interior que se realizou este mês em Bragança, ficou decidido por unanimidade que o próximo Congresso será realizado em Maio de 2014 na Covilhã». Li aqui.




Banco de Boleias
«O Núcleo de Estudantes de Medicina (MedUBI) da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, criou um “banco de boleias” que permite aos alunos encontrarem e oferecerem boleia através do Facebook». Li aqui.
Para aceder ao banco de boleias, siga por aqui.
Já agora, aprendi, ao investigar na net para esta inserção, que há um portal nacional de boleias. É aqui




Guarda



Jornadas de Saúde no IPG
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai promover, no dia 4 de Abril de 2014, nesta cidade, as VII Jornadas Nacionais sobre Tecnologia e Saúde. Li aqui.



Penamacor



Baixa de IMI para o mínimo 
Segundo a Rádio Cova da Beira, o executivo penamacorense, agora liderado pelo socialista António Beites, fixou o IMI em 0,3% para prédios avaliados e 0,5% para prédios não avaliados. Além disso decidiu também abdicar de 2,5% do IRS dos habitantes do concelho. Li aqui.


 
Distritos da Guarda e Castelo Branco

Albergaria Linhares 300x211 103 Locais Notáveis do distrito da Guarda


Locais históricos - Locais notáveis

Descobri um sítio onde se faz um relato bastante completo sobre as maravilhas principais do País. Seleccionei, naturalmente, o nosso Distrito e o de Castelo Branco. Dar uma vista de olhos só faz bem.
Li aqui (Guarda) e aqui (Castelo Branco). 

Seia

Seia abre Lar para portadores de deficiência em Dezembro

Lar para Deficientes abre a 1 de Dezembro
«A Fundação Aurora Borges, com sede em Santa Marinha, Seia, vai abrir a 01 de dezembro um Lar Residencial para pessoas com deficiência e um Centro de Atividades Ocupacionais».
Li aqui.



Moita

















Recuperação da igreja
Às vezes mal nos lembramos de que ali ao lado da estrada Casteleiro/Terreiro (das Bruxas) há uma aldeia encantada: a Moita. Uma noite destas, na preparação desta mesma edição, encontrei fotos magníficas da igreja da terra, recuperada. 
Ler por aqui.


RA / Nova grelha 



Muita informação
Quando eu era miúdo, a Rádio Altitude era uma pasmaceira - mas era a pasmaceira de que muita gente tanto gostava e, mesmo que repetitiva, não havia casa que não a sintonizasse...
Hoje fui surpreendido, aqui, pelos conteúdos da grelha que vai entrar no ar.
«A continuidade de uma informação dinâmica e actuante é um dos objectivos da nova grelha de programas». Manhã Informativa, Tarde Informativa, Fórum Altitude e Revista de Imprensa são algumas rubricas na área da Informação. 



Beira com surpresas

Foto InforDevil

«Ranking» das escolas
«A Secundária do Fundão é a melhor escola da Beira Interior». «Belmonte e Covilhã têm as escolas líderes a nível nacional no 1º e 2º ciclo, respetivamente». «Por último, a Escola Básica Sala de Apoio de Carvalhal Formoso (Belmonte) é a que apresenta melhores resultados nas provas do 1º ciclo». 
Li aqui. 
Mas no caso do Carvalhal Formoso, como já referido, «a “culpa” é de Jaime Pinto, o miúdo que quer ser biólogo...» - como lança o «JF», aqui. 



Bendada

Sociedade Filarmónica Bendadense

Homenagem à Banda
É uma instituição muito famosa na região e não só, ao que sei - e, isso, desde que me conheço. Esta é uma modesta forma de homenagear a Banda Filarmónica (Sociedade Filarmónica de seu nome). Veja as referências a essa agremiação aqui.




Covilhã 



Provável regresso à AM Cova da Beira
«A Covilhã poderá estar de regresso, em breve, à Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB). Leia mais, seguindo por aqui



Alcaide



Festa dos Míscaros
«Milhares de visitantes vieram de vários locais do País para mais uma edição do Festival do Cogumelo. Vieram pelos míscaros, mas não só. Quiseram provar o arroz com o dito fungo no mega-almoço, mas percorreram também as cerca de 70 tasquinhas para saborear os outros pratos e petiscos». Li 



Rede de Judiarias


Crise electiva?
Belmonte foi eleita esta semana para a Presidência da Rede de Judiarias. Mas as eleições estão a ser contestadas pelo Turismo do Centro e pelo do Norte. Há ameaça de apresentação em tribunal de uma providência cautelar. Mas a Rede não pensa que o Turismo tenha razão. Saiba mais, seguindo por aqui.


Covilhã

RCB

Teatro numa lástima
“... o cenário que encontrei foi dantesco; infiltrações de água por toda a parte, os camarins estão praticamente inutilizados e o mesmo se passa com os sanitários, alcatifas rotas, cadeiras sem segurança...». Li aqui.




CIM / Beiras e S. Estrela  
Adiada eleição

«Foram adiadas, para o dia 9 de Dezembro, as eleições para a presidência da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela...».
Li aqui.
Entretanto, o 'Terras da Beira' afirma que a dilação do prazo se destina a procurar consensos: «Os presidentes de Câmara da Guarda, Álvaro Amaro e da Covilhã, Vitor Pereira, ficaram de «conversar» para tentar encontrar «uma solução de consenso e abrangente» para a liderança da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. As eleições para os órgãos dirigentes foram adiadas para 9 de Dezembro por haver divergências sobre o método de eleição».



Covilhã


Política, quer dizer: grande confusão política...
Confusão mais confusa não deve haver na região. «O PS venceu as eleições autárquicas de 29 de Setembro, mas apenas com maioria relativa, três eleitos. O Movimento Acreditar Covilhã elegeu dois, o PSD um e a CDU um. Logo após as eleições o PS informou ter preferência por um entendimento à esquerda, para respeitar o sentido do voto da população. ... Joaquim Matias, vereador eleito pelo PSD, assegura não estar a ser preparado nenhuma aliança com o PS e considerou não haver necessidade de acordos. ... José Pinto, vereador eleito pela CDU, afirma nunca ter sido contactado pelo presidente da Câmara da Covilhã com vista a um eventual entendimento. ... Vìtor Pereira (Presidente / PS) informou que "as conversações estão suspensas". “O tempo é o melhor conselheiro para avaliar da postura, digamos,  viabilizadora ou inviabilizadora das propostas que, no nosso entendimento, são as que melhor servem os interesses dos habitantes da Covilhã e do seu concelho”.
Li aqui.



União de Freguesias
Santo Estêvão e Moita

Enuncio aqui a composição dos novos órgãos da UFSEM. 



Vale Formoso / A. Souto
Sem junta ainda

«Junta ainda não está constituída, dois meses após as eleições». Mais para ler aqui.



Sabugal

 Foto: Natália Bispo

Política: PS com opiniões diversas
«"O PS foi derrotado nas eleições autárquicas porque escolheu para 'número dois' a irmã de um anterior presidente de Câmara eleito pelo PSD". A opinião é de Ramiro Matos, antigo presidente da Assembleia Municipal do Sabugal eleito pelos socialistas». 
«PS responde a Ramiro Matos: "Escolhemos as pessoas pelo seu valor. Ou se faz política ou politiquice"».
Por Miguel Rocha, Rádio STAR FM Sabugal 


Emigração
Receitas aumentaram

«As remessas de trabalhadores portugueses no estrangeiro subiram 10,8 por cento em setembro, crescendo para 212 milhões de euros, ao passo que o envio de dinheiro por estrangeiros em Portugal subiu 5,4 por cento, para 46,3 milhões». Li aqui.

Sabugal - 1964 
A ida à Feira 

Não resisto a colocar aqui ao seu dispor um vídeo de três minutos e tal partilhado por Manuel Pachê numa página do Facebook. Trata-se de um material do jornal 'Cinco Quinas', que pode ser consultado clicando neste link

_________________________________________

Crónica

Casteleiro com a serra de Sortelha ao fundo

«A Minha Aldeia», crónica semanal no 'Capeia'.
Por José Carlos Mendes
Todas as crónicas aqui.
A última, intitulada «Casteleiro - Os dias do Governo», pode ser lida aqui.

_________________________________________


Música



Duas prendas para os apreciadores. Duas recordações musicais surpreendentes dos protestos de rua neste País virado e indignado: uma aqui e a outra aqui.



   

Sem comentários:

Enviar um comentário