Foto: Serra d' Opa

Esta gazetilha regional é uma
homenagem modesta à
«Gazeta do Sabugal» (1926/28),
criada pelo casteleirense e ocelense
Dr. Joaquim Mendes Guerra.

As Beiras vistas do alto da Serra d' Opa!


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Crise na Rede de Judiarias


Contestada Presidência de Belmonte nas Judiarias
O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal admitiu recorrer a uma providência cautelar caso não sejam repetidas as eleições na Rede de Judiarias, para as quais aquela entidade não foi convocada.
O acto eleitoral realizou-se na passada segunda-feira, na vila de Belmonte. A presidência da Assembleia-Geral foi atribuída à Câmara Municipal de Tomar, enquanto a Câmara de Belmonte assumiu a liderança da direcção, sucedendo ao município de Castelo de Vide. Li aqui.
O presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, reclama a nulidade das eleições para os órgãos sociais da Rede de Judiarias de Portugal, alegando que o processo "está ferido de ilegalidades"Li aqui.

O que é a Rede de Judiarias?

Rede de Judiarias de Portugal - Rotas de Sefarad é uma associação com carácter público mas de direito privado e que tem por fim uma actuação conjunta, na defesa do património urbanístico, arquitectónico, ambiental, histórico e cultural, relacionado com a herança judaica (artº. 1º dos Estatutos).
Assim, a Rede de Judiarias de Portugal, fundada em dezassete de Março de 2011 pretende conjugar a valorização histórica e patrimonial com a promoção turística, acção que ajudará igualmente a descobrir uma forte componente da identidade portuguesa e peninsular. Li aqui.

«Entrada» como membros negada

O secretário-geral da Rede de Judiarias, Jorge Patrão, negou hoje às entidades de Turismo do Norte e do Centro a qualidade de membros da instituição, não tendo estas assim direito a participar nas suas atividades.
"Somos uma associação de direito privado, que se rege nos termos do Código Civil", disse Jorge Patrão à agência Lusa, defendendo que aquelas entidades "poderão pedir a adesão" à Rede de Judiarias de Portugal, cabendo à direção a análise de novas candidaturas. Li aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário