Foto: Serra d' Opa

Esta gazetilha regional é uma
homenagem modesta à
«Gazeta do Sabugal» (1926/28),
criada pelo casteleirense e ocelense
Dr. Joaquim Mendes Guerra.

As Beiras vistas do alto da Serra d' Opa!


domingo, 15 de dezembro de 2013

UBI + IPG + IPCB juntos?

Ensino Superior da Beira Interior
A grande polémica


IPGuarda vai integrar a UBI
e talvez também o IPCB 
Estudantes da Guarda não querem





Polémica
1
«O presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Constantino Rei, defendeu esta quinta-feira, na sessão solene de abertura do ano lectivo, que a intenção de agregar ou fundir o IPG na Universidade da Beira Interior é «um passo em frente» que a instituição deve dar neste momento». Li aqui. E ouvi.
2
«O novo presidente da Associação Académica da Guarda, Sérgio Machado, defende a continuidade do Instituto Politécnico no actual modelo e opõe-se a qualquer forma de agregação na Universidade da Beira Interior».
Leia e oiça, aqui.
3
Entretanto, saiu uma entrevista co novo Reitor da UBI em que a questão é abordada. «Três meses depois de tomar posse como Reitor da Universidade da Beira Interior, António Fidalgo fala dos problemas de financiamento do ensino superior e da necessidade de uma política de descriminação positiva para o interior. O professor Catedrático defende uma aproximação da UBI com o IPG e o IPCB sobre a forma de cooperação reforçada, até porque a “união é que faz a força” e acredita que daqui a dois anos poderá haver «uma grande universidade» nas três cidades da Beira Interior». Leia a entrevista aqui.
4
E agora, leia mais uma opinião do Presidente do IP / Guarda: Presidente do IPG avisa que a lei do mais forte não pode ter lugar numa eventual fusão com a UBI
O presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Constantino Rei, defende que é preciso «inovar», para travar a «hemorragia» que tem sido a diminuição do número de alunos. Na sessão solene de abertura do ano lectivo, o dirigente mostrou porque é que é necessário encontrar uma novo figurino para o ensino superior na Guarda. A queda alunos já ultrapassa os 30 por cento e deixou o aviso de que se agravará nos próximos anos. Constantino Rei justificou porque é que a solução pode ser uma aproximação à Universidade da Beira Interior, mas avisou que «a lei do mais forte não pode ter lugar numa eventual fusão com a UBI».

Sem comentários:

Enviar um comentário