Foto: Serra d' Opa

Esta gazetilha regional é uma
homenagem modesta à
«Gazeta do Sabugal» (1926/28),
criada pelo casteleirense e ocelense
Dr. Joaquim Mendes Guerra.

As Beiras vistas do alto da Serra d' Opa!


terça-feira, 11 de março de 2014

Noticiário da nossa região

Ensino Superior
Atrair alunos















«O próximo quadro comunitário de apoio poderá conter verbas para financiar programas de apoio à atracção de alunos para instituições de ensino superior do Interior (...)».
Li aqui. Oiça também.




Belmonte
Lotes gratuitos 



«O presidente da Câmara de Belmonte, António Dias Rocha, deixou, na passada sexta-feira, 28 de Fevereiro, na Assembleia Municipal, a hipótese do município atribuir, de forma gratuita, lotes industriais a empresas que se fixem no concelho».
Li aqui.



Guarda
Feira do Emprego



«O Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais do Instituto Politécnico da Guarda promove (... a 12 e 13 de Março) a Expo Job /Feira de Emprego».
Li aqui.



Bibliotecas Gulbenkian
Lembra-se?



Uma história entre muitas. Muito interessante. Estas carrinhas prestaram um serviço público insubstituível. Um casal da nossa zona deu alma a uma dessas carrinhas... 
« Era a icónica biblioteca itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian, que na região funcionou entre 1964 e 1993. Uma vez por mês visitava mais de 70 localidades, em cinco concelhos: Covilhã, Fundão, Belmonte, Penamacor, algumas freguesias de Manteigas, duas da Guarda e uma de Idanha-a-Nova. (...) Esta biblioteca ajudou a formar muita gente. Foi o princípio da universidade de muita gente", frisa Celeste Domingues, actualmente com 72 anos, a ajudante a quem incumbia conduzir, atender os leitores e organizar os ficheiros. O marido, Sobral Domingues, com uns 80 anos que o aspecto físico não deixa perceber, começou antes. Ribatejano, iniciou funções no Nordeste transmontano, onde a teimosia o levava a romper por caminhos "impossíveis" para não defraudar quem esperava pela biblioteca. Chegou à Covilhã, base de onde a carrinha saía, em 1969. E quando o seu ajudante se aposentou, a esposa ocupou o lugar. Juntos, tornaram-se na região o rosto de um grande projecto de difusão cultural. 
Li aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário