Foto: Serra d' Opa

Esta gazetilha regional é uma
homenagem modesta à
«Gazeta do Sabugal» (1926/28),
criada pelo casteleirense e ocelense
Dr. Joaquim Mendes Guerra.

As Beiras vistas do alto da Serra d' Opa!


sábado, 29 de março de 2014

Notícias de Celorico - terra que, daqui do alto de mim, avisto lá em cima

Celorico da Beira
Cultura: uma opinião


A cultura permite por outro lado desenvolver a criatividade e a inovação.(...)
É igualmente indispensável para o setor turístico a oferta cultural disponibilizada pelos diversos agentes nacionais/regionais/locais. Os roteiros gastronómicos; as festas e os mercados medievais; a reconstituição histórica de épocas; as festas tradicionais; o folclore; a herança judaica; as procissões religiosas; os eventos culturais que vão desde o cinema ao teatro, passando pela música ou por encontros literários; entre muitos outros… (...)
E neste âmbito, o distrito da Guarda tem uma responsabilidade acrescida, sobretudo a cidade da Guarda, que este ano receberá a primeira edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT), a realizar-se entre o 1 e 4 de maio. Sem uma promoção cultural adequada e diversificada não será possível atingir os objetivos pretendidos. (...).
Li aqui.



Aves em Celorico: 450 espécies

Existem 450 espécies (300 das quais residentes). Um número invulgar para uma área do interior. O fenómeno explica-se por uma conjugação de vários factores: a sua cobertura vegetal, a influência do vale do Mondego, a localização no extremo norte da Serra da Estrela, o facto de pertencer a uma zona de transição entre o clima atlântico e o de influência mediterrânica e a proximidade com a vizinha Espanha.
Li aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário