Foto: Serra d' Opa

Esta gazetilha regional é uma
homenagem modesta à
«Gazeta do Sabugal» (1926/28),
criada pelo casteleirense e ocelense
Dr. Joaquim Mendes Guerra.

As Beiras vistas do alto da Serra d' Opa!


sexta-feira, 7 de março de 2014

31




Serra d’ Opa



Gazetilha Regional  Nº 31  Semanário 

Edição de 8 a 15 de Março de 2014
 …



Encontre outras notícias da sua terra!!


Para aceder a todas as edições anteriores da gazetilha, clique aqui. 


___________________________________


Casteleiro

Estudos locais e não só

O Regedor

Vedor

Carnaval

O Galo e o Entrudo

O Lar

Rastreio



___________________________________

Desafio...
... para dia 19 de Abril



Imagem e som: Rotas e Raízes, Ld.a: Subida à Serra d' Opa (antecipação).
Veja as imagens e oiça a banda sonora meio etérea... 
Aqui.

___________________________________

Badamalos

Eis algumas imagens em vídeo também, neste caso de outra aldeia, esta do Concelho do Sabugal: Badamalos.
Encontrei a nota sobre estes filmes duma página do Sabugal e gostei.
Pode ver aqui.


___________________________________


Ainda o Carnaval
Bendada

Dizem-me que o Desfile do Carnaval, no dia 28, foi muito vivido e participado.
Fui ver as fotos aqui.


___________________________________

Quarta-Feira
Carnaval



Mandaram-me também as seguintes ligações sobre o Carnaval na Quarta-Feira:
- um vídeo pequenino, aqui;
algumas fotos aqui.

O desamuar do forno
Na mesma aldeia da Quarta-Feira, foi feita a Festa do Pão, por iniciativa do Grupo de Teatro Guardiões da Lua. Foi feito e visto o amassar do pão e dos doces e, de seguida, o desamuar do forno e fez-se a cozedura. No dia seguinte, assistiu-se à Leitura da Fama do Entrudo.
Li no jornal «A Guarda», on line.

___________________________________

Cova da Beira
Autarquias da nossa zona apoiam natalidade



Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no Interior (nas sub-regiões de Pinhal Interior Sul, Serra da Estrela, Beira Interior Norte, Beira Interior Sul e Cova da Beira) nasceram, em 2012, 2070 crianças. No ano anterior tinham nascido 2271. Ou seja, num ano, uma redução de 201 nascimentos. Li aqui.


___________________________________

Belmonte
Criado o Conselho Municipal da Juventude
Os jovens do concelho de Belmonte passam assim a ter um órgão que alberga várias entidades juvenis, que têm assento no Conselho Municipal da Juventude. Fazem parte deste novo órgão, a autarquia com representação a cargo da vice-presidente, Sofia Fernandes, um membro de cada partido com assento na Assembleia Municipal, um representante da Associação dos Jovens Judeus de Belmonte, da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral, da Juventude Socialista e da Juventude Comunista. A vice-presidente da Câmara Municipal de Belmonte deixou ainda o convite a outras instituições que directa ou indirectamente lidam com os jovens. O Conselho Municipal da Juventude em Belmonte deverá reunir quatro vezes por ano. Li aqui.
___________________________________

Linha de caminho de ferro
Via férrea da Beira Baixa

Linha Beira Baixa - Obras no Túnel do Sabugal - Capeia Arraiana

Presidente da CP Modernização da linha da Beira Baixa é de "interesse nacional" / O presidente do conselho de administração da CP, Manuel Queiró, considerou hoje, na Guarda, que a modernização da linha da Beira Baixa, no troço Guarda-Covilhã é de "interesse nacional". Li aqui.
E há mais noticiário sobre a mesma matéria aqui aqui.  

___________________________________

Termas de Águas, Penamacor



Finalmente, o reconhecimento oficial das qualidades terapêuticas das águas termais de Águas, Penamacor.
«"O reconhecimento do Ministério da Saúde é uma mais-valia porque, a partir daqui, temos uma porta aberta para concretizar o projecto de alargamento que tínhamos delineado", disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beite».
Li aqui.


___________________________________

Barragem das Penhas da Saúde 
Fica em causa a água da cidade da Covilhã

«Foi ao “fundo” o dinheiro da barragem / Caiu o financiamento da União Europeia de cerca de 12,5 milhões de euros para a construção da nova barragem na zona das Penhas da Saúde, confirmaram ao JF fontes da Câmara da Covilhã». Li aqui.

___________________________________

A 23



Todos preocupados com a baixa de volume de tráfego na A 23.
Por isso...
«Estado e Scutvias chegaram a acordo para formalizar novo regime de cobrança, que ficará sobre a gestão da empresa. A concessionária prepara uma campanha de marketing para atrair mais tráfego à A23, com base nas vantagens da segurança e rapidez». Li aqui.


___________________________________

Outras notícias da nossa zona
Belmonte
Conclusão do quartel dos BV só no fim do ano

O prazo para a conclusão das obras de requalificação do actual quartel dos Bombeiros Voluntários de Belmonte poderá não ser cumprido. "Alguns problemas burocráticos que se prendem com o recebimento das verbas das candidaturas" estão na origem do atraso da obra, que deveria estar concluída até final do próximo mês de Agosto(...)". Li aqui
Covilhã
Trocas organizadas
E se o trabalho do canalizador puder ser pago com os vegetais plantados na sua horta? Ou as explicações de inglês trocadas por aulas de ioga? Ou se hoje ficar a tomar conta de crianças e a contrapartida for pão ou bijuteria? É essa a lógica que preside ao projecto Dar a Volta à Vida, uma parceria entre a Coolabora e o Grupo Covilhã em Transição, a dar os primeiros passos e já com 35 pessoas envolvidas. Li aqui.
___________________________________

Quadro Comunitário 2014-2020
Beira precisa
Mais especialização e mais inteligente
Agora, que se assiste ao início do novo quadro comunitário de apoio rumo a 2020, espera-se que o apoio às actividades económicas seja revisto. No quadro comunitário anterior, gerido regionalmente em Coimbra, verificou-se o estabelecimento de uma estratégia regional bipartida. O eixo Aveiro–Coimbra–Leiria focou-se em apoios a indústrias e serviços de tecnologia. Por outro lado, o eixo Castelo Branco-Guarda foi relegado essencialmente para apoios à actividade agrícola e, em menor grau, turística. Viseu jogou, inteligentemente, nos dois campos. Li aqui.
___________________________________
Venda ambulante de seguros... 
Na nossa zona
Um «Mediador de Seguros, com sede em Vilar Formoso, apresentou o seu novo projecto de venda ambulante de seguros, a um concurso de ideias inovadoras que, uma das companhias com quem trabalha está a promover a nível internacional. “Seguros sobre rodas… mais próximo de si” é o lema do novo conceito de simulação, angariação e venda de seguros para todos os ramos». Li aqui.
___________________________________

Opinião
Alta política, altos erros
Em causa: fundos europeus até 2020
Papel das CIM parcialmente em causa também

Disse António Costa, Presidente da CM Lisboa: «O acordo [fundos de apoio até 2020] é o que é, podia ser melhor se o Governo tivesse compreendido o que há de novo relativamente aos fundos comunitários e teria sido melhor certamente se o Governo tivesse feito boa audição e bom envolvimento das autarquias no desenho do acordo de parceria». (...) «a União Europeia definiu as cidades como pilares fundamentais da execução» (...O Governo português) «adotou a posição mais cómoda e mais fácil: o dinheiro que vá para as comunidades intermunicipais [CIM] e vamos distribuir pelas CIM em vez de municípios».
Li aqui.


___________________________________


TAP a promover Aldeias Históricas
Um mês, uma Aldeia por ordem alfabética


A vila de Belmonte vai "voar" na TAP durante o mês de Abril. A TAP e a rede de Aldeias Históricas de Portugal desenvolveram, em parceria, uma acção de divulgação, destinada aos voos de médio e longo curso, que visa dar a conhecer a rede das Aldeias Históricas de Portugal. (...) Um mês, uma Aldeia, por ordem alfabética. Este mês, Almeida é a primeira a entrar a bordo, a vila de Belmonte será promovida durante o mês de Abril. Os passageiros TAP desfrutam da autenticidade de cada aldeia histórica, através dos vídeos que são transmitidos a bordo. São 12 aldeias históricas, são 12 vídeos que convidam a visitar Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. Li aqui.

___________________________________

Meandros do Rio Côa


Caminhada por fragas...

Parece ter sido uma belíssima experiência: a iniciativa foi dos Caminheiros «Diz que Sim»... A descrição começa assim: « Partindo de junto à nova ponte do Côa, o percurso começou por atravessar o centro histórico doSabugal, incluindo o Largo do Castelo, para logo descer à zona ribeirinha, pelo caminho da Devesa e daCavada, na margem direita do Côa....»
Li aqui.
Ver fotos aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário